sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sew Projects {Avental}


Nada como um outfit culinário giro para fazer cozinhar coisas giras. Mas então um outfit culinário homemade... É ainda bem mais inspirador :)


Material

Folhas A3 (para fazer o molde)
Alfinetes
Lápis
Tecido frente
Tecido forro
Tecido atilhos + folho (usei o mesmo do forro)


Instruções

1. Medir a zona da cinta e ver o comprimento que se pretende. Eu queria o meu curtinho porque os outros aventais que tenho (lindos, por sinal!) já são compridos.
2. Desenhar o molde nas folhas A3 (neste caso usei duas, unidas com fita cola), tendo em conta as medidas pretendidas.
3. Uma vez desenhado dobrar a meio para ver se está certinho de um lado e do outro, prender com alfinetes e cortar o molde.



4. Prender o molde com alfinetes ao tecido do forro, contornar com lápis e cortar.



5. Prender com alfinetes, direito com direito, o tecido do forro (já cortado) ao tecido da frente, costurar a toda a volta, deixando a parte de baixo aberta para depois se poder virar pelo direito.



6. Definir o comprimento que se quer para o folho. Quanto à largura, deve ser um pouco mais que a parte de baixo do avental, pois vai ficar franzido.
7. Costurar em cima sem rematar e, depois de costurado, puxar a linha de trás e ir franzindo o tecido de uma ponta a outra.



8. Dar cortezinhos na parte da costura (cuidado para não ir até à linha) para que, quando se virar do direito, fique perfeitinho.



9. Depois de virado do direito, costurar o folho na parte de baixo do avental entre o forro e o tecido da frente e costurar as pontas do tecido folho.



10. Definir o tamanho (comprimento e largura) que se quer para os atilhos das costas e do pescoço e costurar a toda a volta. Para ficar mais bonitinho, dei a forma de triângulo à ponta que "encaixa" no avental e deixei a outra ponta em bico.



11. Prender com alfinetes os atilhos ao avental.



12. Costurar os atilhos ao avental e, se se pretender acrescentar algum pormenor, coser um botão numa das pontas.



13. Depois de terminado podem acrescentar-se ainda mais alguns pormenores que, no meu caso, foi aquela florzinha com um bocadinho de tecido que tinha sobrado e que enrolei, cosi até ficar com forma de flor e pus um botão no meio.








8 comentários:

  1. Que giiiiro!!! :) Amei, os meus foi a minha avó que mos fez, vou-lhe mostrar este a ver se ela se inspira para me fazer um eheh :P

    beijinhooo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)

      Ficaria muito contente se se inspirasse nas criações de uma novata como eu! :)

      Beijinho,
      Rita

      Eliminar