domingo, 3 de março de 2013

my sweet cloud ☁

 
A nuvem está em constantes transformações.
Leve como algodão doce, transparente como névoa, espalhada pelo céu, carregada com os pingos da chuva ou espelhada pelo sol.
 
Nesta minha nuvem, que é este espaço virtual, há espaço para tudo.
 
Do cozer ao coser.
Da inspiração à execução.
Do sonho à criação.
 
dream... believe... create...



Bolachinhas Shortbread
E, para começar, Bolachinhas Shortbread - em forma de nuvem, claro está -, uma das primeiras receitas que me levou para a cozinha e que encontrei no blog de uma das minhas bloggers preferidas, a Joana Roque, do blog As Minhas Receitas.
 
Ingredientes {+/- 50 bolachas}
300g farinha
200g manteiga à temperatura ambiente
100g açúcar

Preparação:
Colocar a farinha numa taça e juntar a manteiga previamente cortada em pedaços.
Com as mãos, esfarelar bem a manteiga na farinha até a massa formar umas migalhas. Juntar o açúcar e amassar bem até formar uma bola maleável de massa.
{Notas}
Para quem tiver Bimby ou outro robot de cozinha, colocar todos os ingredientes e, quando a massa estiver com o aspecto de migalhas, retirar e amassar até formar a bola de massa.
Demora um bocadinho a amassar e, ao início parece que é preciso juntar algum líquido, mas é assim mesmo.

Polvilhar uma superfície de trabalho e, com o rolo da massa, estender a massa até ter cerca de 5mm de espessura. Cortar com a forma desejada e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Repetir até esgotar toda a massa.
Levar as bolachinhas ao forno cerca de 8 a 10 minutos (até começarem a ficar douradinhas) a cerca de 180ºC. Deixar arrefecer e decorar a gosto.
 
{Cobertura}
As minhas nuvens foram apenas polvilhadas com açúcar em pó.
 
Se pretender seguir a receita da Joana Roque, pode decorar as bolachinhas misturando açúcar em pó com uma colherzinha de água ou sumo de limão até formar uma pasta espessa e branca (para uma cobertura colorida, basta juntar corantes) e espalhar sobre as bolachas já arrefecidas.
 
Pode também polvilhar com açúcar em pó e canela.

 


 




4 comentários: