Na Cozinha {Croissants folhados}

19 de junho de 2013



Sábado à tarde sozinha em casa e uma vontade imensa de fazer um lanchinho resultou nuns croissants folhados. Andava há imenso tempo para experimentar desde que vi esta receita fantástica no blog Sabores com Contraste, um dos meus blogs favoritos não só pelas receitas mas pelas fotografias lindas que tão bem comprovam que também "comemos com os olhos".

Adoro estes croissants de qualquer maneira. Simples ou recheados. Fiz das duas formas que assim agrada-se a todos! Os que não recheei com chocolate, barrei depois com a compotinha de Framboesa da minha mãe :)



Ingredientes:

1 base redonda de massa folhada
100g de chocolate (eu usei um creme de chocolate com amêndoas, do género da Nutella)
gema para pincelar (opcional)



Preparação:

1. Ligar o forno a 200ºC.

2. Estender a massa e dividir em 12 partes iguais (do centro para fora, como se cortasse um bolo), obtendo 12 triângulos.

3. Colocar um pedaço de chocolate (ou uma colher de creme de chocolate) na zona mais larga da massa e começar a enrolar, a partir da parte mais larga. Fazer o processo para quantos croissants pretender rechear.

4. Pincelar os croissants com gema de ovo, caso queira um aspecto mais brilhante (à semelhança da receita origina, também não pincelei).

5. Levar ao forno, num tabuleiro forrado a papel vegetal, até dourar.


















18 comentários

  1. Ficaram lindos :)
    A esta hora da manhã a minha pergunta é: posso tirar um deles?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)

      E a minha resposta é: à vontade! E já agora um bocadinho da compota de Framboesa e do creme de chocolate a avelã!

      Eliminar
  2. Super simples, super bonitos e com nutella de certeza super saborosos :)
    **

    ResponderEliminar
  3. os croissants folhados são os melhores :)
    os teus estão simplesmente deliciosos!

    ResponderEliminar
  4. Olá Ritz!
    Uma placa de massa folhada em casa faz maravilhas, como esses deliciosos croissants!
    já fiz uma versão de mel e sementes de sésamo no fabrico caseiro e ficaram muito bons ;) (http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/03/croissants-folhados-com-mel-e-sementes.html)

    Lindas as fotos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, adorei essa sugestão com mel e sementes de sésamo!!
      Realmente, a massa folhada em casa faz mesmo umas maravilhas... e rápidas! :)

      Beijinhos,
      Rita

      Eliminar
  5. These look so delicate and delicious! And so prettily presented. :-)

    ResponderEliminar
  6. Adoro croissants folhados. São dos meus preferidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro todo o tipo de croissants, mas os folhadinhos também são os meus preferidos :)

      Eliminar
  7. Tão fácil e nunca experimentei! A próxima massa folhada já tem destino!

    Para mim é com compota de framboesa, sff! ;)

    beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que é tão fácil e tão bom...!

      Ora sai um croissantzinho com compota de framboesa! :)


      Beijinho,
      Rita

      Eliminar
  8. Tenho andado tão ocupado que só agora reparei que tinhas alguns posts que ainda me faltavam ler! Adoro estes croissants, tão fáceis de fazer! As fotos ficaram lindas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)

      É tão bom descobrir que é fácil fazer em casa coisas boas como estes croissantzinhos!

      Eliminar
  9. Hummm...! Fiquei rendida a estes croissants! Que aspecto delicioso!

    Beijinhos e bom resto de semana,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maravilhosos e tão fáceis :)


      Beijinho e boa semana!
      Rita

      Eliminar